Comprometimento com nossa força de trabalho.

Perguntas e respostas

Pagamento de salário

Todos os valores depositados pela Jobcenter são discriminados nos demonstrativos de pagamento e de benefícios, disponibilizados no site da Jobcenter. Para acessar seus demonstrativos, entre no link Funcionários – Acesso ao Portal – Visualize e imprima clicando aqui. Insira seu login e senha fornecidos na sua admissão para acessar os arquivos. Os demonstrativos ficam disponíveis por 02 meses. Se você for correntista do Banco Itaú poderá acessar os seus demonstrativos pelo caixa eletrônico.

Seu pagamento não foi efetuado a menor, apenas foi proporcional aos dias trabalhados. O cálculo é realizado do dia da sua admissão até o final do mês e o pagamento é realizado até o 5º dia útil do mês subsequente.

Você deve se dirigir à agência na qual abriu a conta corrente e apresentar o seu RG no caixa para sacar o valor depositado.

Você poderá visualizar e imprimir seus Demonstrativos de Pagamentos e Benefícios através do site da Jobcenter. Para acessar seus demonstrativos, entre no link Funcionários – Acesso ao Portal – Visualize e imprima clicando aqui. Insira seu login (CPF sem pontos ou traços) e senha (data de nascimento xx/xx/xxxx) para acessar os arquivos. Os demonstrativos ficam disponíveis por 02 meses

Sim, desde que você seja correntista do Banco Itaú, é possível emitir seus demonstrativos pela internet ou pelo caixa eletrônico. Pela internet, acesse o site www.itau.com.br, a conta corrente onde são feitos os depósitos do seu salário, clique na opção Produtos e Serviços – Informações de RH – Consulta demonstrativo de pagamento; na opção tipo de documento clique em Outros. Pelo caixa eletrônico, acesse sua conta e selecione a opção Consultas e extratos – Mais opções – Demonstrativo de pagamento de salários e selecione outros. Na internet o demonstrativo de pagamento fica disponível por um ano e as emissões são ilimitadas; no caixa eletrônico o período disponível é dos últimos 30 dias, a primeira impressão é gratuita e a cada nova impressão do mesmo demonstrativo será cobrada taxa pelo banco.

Caso você seja correntista do Banco Itaú, é possível emitir demonstrativos antigos pelo site do Banco ou pelo caixa eletrônico. Caso contrário, envie um e-mail para a responsável pela sua folha de pagamento com a solicitação. Seus demonstrativos serão enviados por e-mail.

Não, segundo o art. 71 da CLT, nas jornadas de trabalho superiores a 6 horas é obrigatória a concessão de um intervalo destinado a repouso e alimentação de no mínimo uma hora, o qual, não poderá ultrapassar duas horas. Esses intervalos não são computados na jornada de trabalho dos empregados. Como a concessão do intervalo é obrigatória, não é permitido ao funcionário não cumprir o intervalo, bem como não é permitida a realização de horas extras neste período.

De acordo com a nossa Convenção Coletiva a tolerância é de 10 (dez) minutos diários. O trabalho acima deste limite é considerado como hora extra e deverá ser autorizado pela sua supervisão.

O pagamento das horas extras será efetuado juntamente com o pagamento do salário, desde que a folha de ponto seja entregue à Jobcenter na data correta. Caso a folha de ponto seja entregue após o fechamento da folha de pagamento, as horas extras serão pagas até o 5º dia útil do mês seguinte.

Trabalhadores contratados como temporários têm direito a reajuste salarial conforme convenção coletiva adotada pela tomadora de serviços, uma vez que percebem o mesmo salário do funcionário que estão substituindo ou de função equivalente em caso de acréscimo de serviços.

Funcionários contratados como terceirizados têm direito a reajuste salarial conforme Convenção Coletiva do Sindeepres, que é o sindicato da categoria dos trabalhadores contratados pela Jobcenter, com data base em maio de cada ano. Caso o local de trabalho seja fora do Estado de São Paulo, será considerado o sindicato da categoria de terceirização de mão-de-obra do Estado onde está sendo prestado o serviço.

De acordo com a nossa Convenção Coletiva de Trabalho, para os funcionários que trabalham no Estado de São Paulo, deverá ser efetuado o desconto a favor do Sindeepres, que é o sindicato da categoria dos trabalhadores contratados pela Jobcenter. Para os funcionários que trabalham em outros estados será considerado o sindicato da categoria de terceirização de mão de obra do Estado onde está sendo prestado o serviço.

Não existe obrigatoriedade para a filiação ao Sindicato, entretanto essa decisão deve ser manifestada por escrito ao próprio Sindicato. Desta maneira o funcionário deverá dirigir-se ao sindicato em até 10 dias da data de sua admissão e solicitar o direito de oposição à contribuição assistencial equivalente a 1% do seu salário. Caso você já seja um funcionário ativo e não pôde cumprir este prazo, deverá aguardar até o mês de maio subsequente para efetuar a solicitação. Entre em contato com o Sindicato para confirmar a data correta para esta solicitação.

A contribuição sindical é um recolhimento previsto em lei efetuado por todos os trabalhadores que participem de uma determinada categoria econômica ou profissional, ou de uma profissão liberal, independentemente de serem ou não associados a um sindicato. Esse recolhimento é efetuado anualmente, no mês de março, equivalente a um dia de salário do trabalhador. Caso a admissão do trabalhador ocorra posteriormente ao mês de março, o recolhimento será efetuado no mês seguinte à admissão, desde que não tenha sido efetuado anteriormente por outro empregador em relação ao mesmo ano calendário.

Benefícios

Se você é trabalhador temporário, os benefícios serão fornecidos quinzenalmente, nos dias 15 e 30 de cada mês. Caso seja funcionário terceirizado, o fornecimento será feito mensalmente no dia 30.

O primeiro fornecimento de benefícios, no mês de admissão, é realizado em dinheiro através de depósito em conta corrente, de acordo com a legislação vigente. Os demais fornecimentos serão realizados através de créditos nos cartões de benefícios.

  • Os créditos de vale transporte são efetuados no cartão bilhete único que estiver vinculado ao CPF do temporário ou terceirizado;
  • Se o sistema da SPtrans não encontrar nenhum cartão bilhete ativo vinculado ao seu CPF, será gerado um novo cartão, que será enviado para a Jobcenter;
  • A Jobcenter não se responsabiliza por situações adversas relativas ao bilhete único como:
    • Cartão Bilhete ativo que não esteja em poder do funcionário ou que tenha sido emitido por outros empregadores;
    • Cartão Bilhete que tenha sido perdido ou furtado e que não tenha sido cancelado pelo funcionário junto a SPtrans.

A necessidade de emissão de 2ª via de bilhete, bem como as despesas decorrentes são de responsabilidade dos temporários e terceirizados.

Entre em contato com a Jobcenter para obter o número do bilhete no qual o crédito foi disponibilizado. Em seguida, entre em contato com a SPTrans pelo número 156, solicite o cancelamento do bilhete e solicite a 2ª via com transferência de crédito. Anote o nº de SPT (código de cancelamento) e após 72 horas compareça a um posto da SPTrans com documentos pessoais e o nº do SPT para retirar a 2ª via e solicitar ao atendente que faça a transferência dos créditos. A taxa de cancelamento será abatida dos créditos do cartão. Finalizando o processo, entre em contato novamente com a Jobcenter para informar o nº de SPT (código de cancelamento) e o novo número do bilhete para atualização no site de nosso fornecedor.

Se for o primeiro mês de fornecimento, ou seja, o mês da sua admissão, ou o mês do término do seu contrato de trabalho, os benefícios são calculados proporcionalmente aos dias trabalhados. Além disso, para trabalhadores temporários o pagamento dos benefícios é efetuado quinzenalmente, nos dias 15 e 30.

Você deve comunicar imediatamente à Jobcenter a alteração no seu horário de trabalho. Caso a empresa cliente não nos comunique, a Jobcenter entrará em contato e confirmará o novo horário com o seu gestor / supervisor imediato. Após a confirmação do novo horário, a Jobcenter vai calcular a diferença dos benefícios e em poucos dias fará o crédito nos cartões de benefícios correspondentes.

Deverá ligar na Central de Atendimento ao Usuário de Cartão no telefone: (11) 4004-7733 e bloquear o cartão. Em seguida entrar em contato com a Jobcenter – setor de benefícios para que possamos solicitar a 2ª via do cartão. O prazo de entrega é de 07 dias úteis e o custo de emissão será descontado posteriormente em folha de pagamento.

Para adquirir uma nova senha para o seu cartão, ligue para a Central de Atendimento ao Usuário de Cartão (11) 4004-7733, digite o número do seu cartão e escolha a opção correspondente à troca de senha.

O nosso Plano de Saúde é Empresarial/Coletivo e no ato de sua contratação não foi negociada inclusão de dependentes. Portanto, não é possível incluir dependentes. O mesmo vale para o Plano Odontológico.

Não é permitida a alteração individual do padrão do Plano de Saúde definido pelo cliente, mesmo que o funcionário arque com os custos integrais ou com a diferença entre os planos.

Não, de acordo com a Convenção Coletiva da categoria à qual a Jobcenter e seus funcionários pertencem, a empresa deve fornecer obrigatoriamente o seguro de vida para todos os seus empregados do quadro permanente, terceirizados e temporários.

Os trabalhadores temporários não estão vinculados ao acordo firmado entre a Jobcenter e o Sindeepres, sindicato da categoria dos trabalhadores contratados pela Jobcenter, portanto não tem direito a receber a PLR. Já os funcionários terceirizados contratados pelo regime da CLT, têm direito a receber o PLR conforme acordo. O valor é calculado proporcionalmente à data de admissão e pago anualmente no último dia útil do mês de fevereiro.

Folha de Ponto

Porque a rasura invalida o registro do horário perante os órgãos fiscalizadores do Ministério do Trabalho e também porque são desconsiderados pelos Juízes do Trabalho em caso de reclamação trabalhista.

Sim, as folhas de ponto de todo o seu período de contrato estão disponíveis para download em Excel no site da Jobcenter. Acesse o menu Funcionários, opção Acesso ao Portal. Entre no link “Visualize e imprima clicando aqui” e acesse o portal do funcionário utilizando o login e senha disponibilizados no momento da sua admissão.

Não, a periodicidade da folha de ponto é mensal, sendo que deve ser considerado o período de apontamento. Ex: 16 a 15 ou 21 a 20, conforme informado em sua folha de ponto.

Caso não tenha faltas, atrasos ou horas extras, a folha de ponto poderá ser enviada sem a assinatura do gestor, havendo uma confirmação posterior com o setor de RH. Caso haja registro de horas extras, você deve procurar o seu supervisor imediato ou o RH da empresa onde está trabalhando para que a folha de ponto seja vistada.

Sim, a folha de ponto pode ser enviada por e-mail caso não seja possível disponibilizar a original para o portador no dia combinado, entretanto desta forma é considerada como cópia. Os portadores da Jobcenter retirarão a folha de ponto original posteriormente.

Porque a folha de ponto enviada por e-mail é considerada como cópia e não como original. De acordo com a legislação trabalhista, somente têm validade perante fiscalização ou reclamação trabalhista os documentos originais, principalmente os que precisam ser assinados pelo funcionário ou pelo seu gestor/supervisor imediato.

Caso o seu afastamento seja inferior a 15 dias, o atestado poderá ser enviado junto com a sua folha de ponto assinada. Caso seja superior a 15 dias, deverá ser enviado imediatamente para a Jobcenter para que possamos tomar as providências necessárias.

Rescisão contratual

Temporário: tem direito a receber o saldo de salário do mês, 13º salário proporcional e férias proporcionais ao período trabalhado acrescidas de 1/3. Perde o direito a sacar o FGTS referente a este período junto à Caixa Econômica Federal.

Terceirizado: tem direito a receber o saldo de salário do mês, 13º salário proporcional, férias proporcionais e férias vencidas se houver. Perde o direito a sacar o FGTS junto à Caixa Econômica Federal bem como o direito à multa de 40% do FGTS e não poderá solicitar o Seguro Desemprego. O empregador poderá solicitar ao empregado que cumpra o aviso prévio trabalhado ou no caso de recusa poderá descontar do empregado 01 mês de salário em rescisão contratual, conforme art.487 da CLT.

A Jobcenter entrará em contato com você para agendar seu comparecimento com a carteira de trabalho para baixa do registro, assinatura do Termo de Rescisão e fornecimento da guia para saque do FGTS, exceto em caso de pedido de demissão. Vale lembrar que para realizarmos o cálculo da sua rescisão é necessário encaminhar à Jobcenter a Folha de ponto preenchida e assinada corretamente.

Não, você não receberá nenhuma multa. O intuito do contrato temporário é suprir uma determinada demanda de atividades ou substituir algum funcionário efetivo do tomador de serviços que possa estar afastado do trabalho. Quando essa necessidade acaba, o contrato pode ser encerrado, pois o motivo que gerou a contratação passou a não mais existir, sendo assim, não há multa por quebra de contrato para nenhuma das partes.

É conveniente que você aguarde o depósito da rescisão contratual para depois fechar sua conta, se assim quiser.

Currículo

Sim, acionando o botão na página principal, você acessa diretamente o cadastro do currículo, que permanece gravado por tempo indeterminado. Após o cadastro você terá acesso às vagas disponíveis e, caso se encaixe no perfil, também poderá se candidatar a elas. É muito importante manter os seus dados sempre atualizados para facilitar o nosso contato e aumentar as suas chances de colocação.

Não, você não precisa pagar nada, o cadastro é gratuito.

Você será contatado pela Jobcenter por e-mail, telefone ou SMS para agendamento da próxima etapa do processo seletivo.

Férias

O funcionário deverá assinar seu aviso de férias com antecedência mínima de 30 dias. O pagamento do valor relativo as férias é efetuado para o funcionário até 02(dois) dias antes do seu início.

Não, de acordo com a CLT somente é possível gozar 30 dias de férias ou 20 dias sendo os outros 10 dias abonados, ou seja, pagos em dinheiro.

Como você é um funcionário da Jobcenter e nós não possuímos acordo de férias coletivas homologado no Ministério do Trabalho, caso tenha férias vencidas serão concedidas férias normais no mesmo período de recesso da empresa em que você presta serviços. De outra forma, você será dispensado do trabalho nesses dias, já que a empresa tomadora estará fechada.

Contrato de Trabalho

Não é necessário comparecer novamente à Jobcenter. Nossos portadores levarão a documentação a ser assinada no seu local de trabalho. Caso você realize atividades externas, o documento será enviado diretamente para a sua residência e deverá ser devolvido o mais rápido possível, pessoalmente, entregue na empresa onde você está trabalhando ou pelo correio.

Não, o seu seguro desemprego apenas ficará suspenso durante o contrato de trabalho temporário. Após o encerramento do contrato de trabalho temporário você pode resgatar as parcelas restantes. Mas atenção, se você pedir demissão antes do encerramento do seu contrato de trabalho temporário perderá o direito ao benefício.

Informações Diversas

No mês de março do ano posterior ao trabalhado, o Informe de Rendimentos será disponibilizado em nosso site www.jobcenter.com.br. Ao acessar o site você deverá acessar o menu Funcionários, opção Acesso ao Portal. Entre no link “Visualize e imprima clicando aqui” e acesse o portal do funcionário utilizando o login e senha disponibilizados no momento da sua admissão, dentro dele você encontrará o ícone correspondente ao Informe de Rendimentos.

Não, uma vez que o contrato de trabalho temporário é um contrato por prazo determinado.